Contemplada pelo edital Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência na Bahia com apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Funceb/SecultBa), a Revista Geração de 20 foi a única selecionada para fazer as circulações literárias decoloniais no Portal do Sertão.
A Escola Municipal José Tavares Carneiro, localizada no distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana, foi palco da 1ª Circulação Literária Decolonial do projeto "Trânsito Poético Circular", promovido pela Revista Geração de 20. O evento, que aconteceu no dia 20 de outubro de 2023, proporcionou um intercâmbio enriquecedor entre poetas publicados na 6ª edição da revista e estudantes da instituição, localizada no território onde nasceu a heroína feirense Maria Quitéria.
A programação do evento foi dividida em cinco momentos: apresentação da proposta do "Trânsito Poético Circular"; roda de conversa com os poetas; leitura de poemas pelos autores; oficina de escrita poética; e, por fim, a socialização dos trabalhos produzidos pelos estudantes. A iniciativa buscou aproximar os alunos do universo da poesia e estimular a produção literária local.
"Foi uma experiência singular estar no local de nascimento de Maria Quitéria e poder compartilhar poesia com os estudantes. Acreditamos no poder transformador da literatura e na importância de levar a arte para dentro das escolas", declarou a equipe editorial da Geração de 20.
A próxima etapa do "Trânsito Poético Circular" já tem data e local definidos: será no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, às 13h, no teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana. O evento, com entrada gratuita, contará com a participação dos poetas publicados na 6ª edição da Revista Geração de 20, além de outras atrações.
Assista ao vídeo com trechos do diálogo entre os poetas e os estudantes durante a 1ª Circulação Literária Decolonial: